Como foi a visita?
No dia 01 de outubro de 2011 nós, alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, visitamos a Usina Bernardo Mascarenhas (Usina de Três Marias). Chegamos ao local por volta das 9:00 h da manhã e, pouco tempo depois iniciamos tal visita.
Logo depois que chegamos a usina, fomos tomar um breve café oferecido pela própria CEMIG. Após este breve intervalo, nos acomodamos em uma sala para assistir uma palestra que falava um pouco sobre a Usina de Três Marias, suas características, aspectos gerais e sua classificação de acordo com a capacidade de geração de energia, enfim, assistimos a uma pequena introdução que continha todas as informações sobre a usina, desde a sua construção, até sua atual estrutura. Além disso, foi aberto um "espaço" para os alunos sanarem as suas dúvidas.
Após esse momento, assistimos a um breve vídeo que mostrava os cuidados que todos na usina - funcionários, visitantes, entregadores e outros - devem ter para que não ocorra nenhum acidentem, e também, a importância de serem usados os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), presentes em todas as partes da usina.
Depois desta reunião a turma foi dividida em três grupos para conhecer as instalações internas da hidrelétrica. Cada grupo esteve acompanhado de um técnico que trabalhava na usina. Isso nos deu a oportunidade de conhecer e intender como funciona o gerador, os transformadores, como é feito o controle da temperatura do óleo e outros aspectos interessantes relacionados às matérias que estudamos no CEFET, tornando nosso entendimento mais fácil e aprimorado.
Um aspecto interessante observado é que em caso de incêndio em qualquer equipamento ou instalaçãoda usina, há todo um sistema apagar as chamas, o qual pode ser por meio de CO2 ou de H2O. Já o resfriamento do óleo, é a base de trocas de temperatura com a água. O óleo passa por um processo químico chamado exotérmico, pois ele perderá calor para a água e o H2O passará pelo processo químico chamado endotérmico, onde ela vai absorver calor do óleo, gerando assim um processo de resfriamento.
Depois disso fomos ver como é o vertedouro, o qual é o meio escoamento da água na época de cheia, além de ajudar a manter o volume de água no rio em outras épocas do ano. Ele só é acionado quando a capacidade do grande lago está acima de 100%. Infelizmente não tivemos a oportunidade de assistir o grande espetáculo da água descendo pelo vertedouro, porque a capacidade atual da represa estava em 70%.
Depois disso retornamos para Curvelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário